O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
LonginottoKim

Ciclo de cinema de Kim Longinotto em Lisboa e no Porto

A realizadora britânica Kim Longinotto, ativa defensora dos direitos das mulheres e crianças, terá pela primeira vez no nosso país um ciclo de cinema dedicado ao seu trabalho. O evento terá lugar no Porto e em Lisboa, dias 28, 29 e 30 de março no Cinema Passos Manuel, e de 4 a 7 de abril no Cinema City Classic Alvalade, respetivamente. A realizadora acompanhará o ciclo no Porto.

Kim Longinotto é atualmente reconhecida a nível internacional, graças à sua habilidade única para retratar situações que requerem uma especial sensibilidade. Mais do que narrar, Kim brinda os seus espetadores com reflexões acerca de realidades opressoras. São relatos de lutas travadas por mulheres e crianças que se vêem forçadas a enfrentar cenários de injustiça e preconceito.

A realizadora tem percorrido o mundo em busca das variadas histórias que se atreveu a documentar. Já passou pelo Quénia, Irão, África do Sul, Teerão, entre outros países, nos quais abordou temáticas tão divergentes quanto a mutilação genital feminina, leis de divórcio desigualitárias e abusos  sexuais, meros exemplos representativos das múltiplas preocupações que pretende transmitir.

O filme Sisters in Law, no qual explora a situação de apoio jurídico a mulheres e crianças vítimas de abusos nos Camarões, valeu-lhe o Prémio Arte e Ensaio no Festival de Cannes e o Prémio Pobreza Zero do Doclisboa 2007. Com a película Rough Aunties, mereceu também o Prémio do Júri na secção World  do Festival Sundance.

A  associação cultural Zero em Comportamento, em parceria com o programa ARTES da Fundação Manuel António da Mota, foram os responsáveis pela organização das sessões. Todas elas são legendadas em português e dirigidas a maiores de 16 anos.