A nova missão de Colin Farrell

Abr 18, 2013 Sem Comentários by

Um Homem a Abater (Dead Man Down) estreia esta semana e traz-nos a história de Victor (Colin Farell), um homem que está disposto a tudo para se vingar de um importante gangster de Nova Iorque, mas não é o único com sede de vingança.

Esta é a estreia em inglês do sueco Niels Arden Oplev, também realizador do filme Os Homens que Odeiam as Mulheres (The Girl with Dragon Tattoo, 2009), que bateu recordes de bilheteira. Oplev continua dentro do seu estilo e traz consigo a estrela principal do seu anterior filme, Noomi Rapace, e talvez por isso a atriz se enquadre perfeitamente neste novo papel.

O filme fala-nos de Victor, membro infiltrado de um gang, gerido por Alphonse (Terrence Howard), com um único objetivo na vida: vingar-se de Alphonse por no passado ter sido responsável pela morte da sua mulher e filha. Na varanda da frente, surge Beatrice (Noomi Rapace), uma mulher frágil que carrega uma forte raiva. É então que esta ameaça expor os sombrios segredos de Victor se este não a ajudar com a sua vingança e os dois criam uma relação de poucas palavras mas intensa.

19deadman

A obra de Oplev não é só um filme de “mauzões”, ela mostra-nos até onde o ser humano está disposto a ir para se vingar e os resultados disso. No início, a personagem principal parece ser Alphonse mas o enredo logo se desenvolve e percebemos o verdadeiro papel de Victor (Colin Farrell), o que leva o público a questionar o seu próximo passo e a interessar-se pelo filme até ao fim. Destaca-se ainda por não se focar apenas na história de Victor mas juntar o desejo e vingança de Beatrice, contribuindo para enriquecer o enredo.

Colin Farrell parece não sair do seu estilo de bad boy, frio e distante mas destroçado por dentro, e Noomi Rapace também segue uma linha semelhante a Os Homens Que Odeiam As Mulheres, apesar de ser um papel muito bem desempenhado pela atriz.

Aqui é de referir a química entre as duas personagens, essencial para todo o filme. Apesar de traumatizada e de, por vezes, se revelar agressiva, Beatrice consegue captar a atenção do solitário Victor e surgir como uma esperança. Contudo, a relação de ambos parece estar condenada pela incessante buscar de vingança de Victor, mesmo que lhe custe deixar aquela que o fez esquecer o seu pesaroso passado.

07dead

No que toca ao cenário, este é-nos familiar de outros filmes típicos de gangs mas a beleza de Nova Iorque não cansa ninguém. Já as cenas de ação são enérgicas e muito bem pensadas e desempenhadas, o que lhes atribui algo de sublime, sem cansar o espetador.

A banda sonora é de Jacob Groth, também responsável por outros filmes de Niels Arden Oplev e não desilude, sendo por vezes subtil mas intensa, o que se encaixa perfeitamente com este sentimento permanente de vingança e desgosto por parte das personagens principais.

05dead

Em geral, o elenco tem um desempenho razoável, e além das personagens principais, destaca-se Terrence Howard (Alphonse), que tem um desempenho impiedoso e intimidante, e Dominic Cooper (Darcy), mostrando um lado humano num filme sobre crime e gangsters.

Não se trata de uma obra-prima, apesar de o trailer mostrar as melhores cenas e ser acompanhado por uma versão moderna e cativante de Shine On You Crazy Diamonds, dos Pink Floyd. Contudo, é uma aposta interessante do realizador, não só pelo tema mas pelo desempenho dos atores.

6.5/10

Ficha Técnica:

Título Original: Dead Man Down

Realizador: Niels Arden Oplev

Argumento: J. H. Wyman

Elenco: Colin Farrell, Noomi Rapace, Terrence Howard, Dominic Cooper

Género: Crime, Drama, Ação

Duração: 118 minutos

Cinema, Destaques, Estreia da Semana

Sobre o autor

Background em Política/Relações Internacionais e Comunicação Estratégica pela FCSH - UNL. I'm in to: livros, cinema, tudo o que se passa no mundo, comida e viagens. Colaboradora EF desde 2013.
Sem comentários a “A nova missão de Colin Farrell”

Deixe um comentário