O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
samsung_smartwatch1_640_large_verge_medium_landscape

Life-Tech [#5] – Smartwatch – Mais do que um simples relógio

Bem-vindo à quinta edição da Life-Tech, a rubrica que te coloca a par das mais recentes inovações tecnológicas presentes no mercado. Talvez seja necessário contextualizar aqui a imparcialidade de cada aparelho que aparece, hoje em dia, no mercado. Desde a prensa de Gutenberg, ao telégrafo de Henry e Morse, o telefone de Alexander Bell, as ondas eletromagnéticas de Maxwell, a rádio de Tesla e Marconi, a televisão ou a internet (e com ela as redes sociais) que tanto serviram – e servem – para finalidades estupendas como infames. Exemplo desta realidade tecnológica é a extraordinária invenção da empresa Samsung que está a trabalhar para lançar no mercado um Smartwatch, assim como lançou, recentemente, a Smart TV, sobre a qual poderás ler mais aqui.

Tech-Long

As tecnologias desenvolvidas pela Samsung colocam esta empresa numa posição muito favorável no mercado mundial. Prova disso é o novo aparelho revolucionário que integra todas as inovações e experiências de interação no comércio: um relógio com funções distintas de um relógio normal e que se articula com as funcionalidades de um smartphone.

Com o mercado dos smartphones a aproximar-se de um ponto de saturação, os fabricantes têm-se empenhado em arranjar alguns acessórios extra que cativem o consumidor. Desta forma, considerando que os atuais smartphones se começam a aproximar de «mini-tablets», muitos serão aqueles que apreciarão ter um «mini-ecrã» ainda mais acessível que os próprios smartphones.

É por isso que o conceito deste Smartwatch é fenomenal. Quem é que nunca perdeu uma ligação importante por não ter ouvido o telemóvel tocar? A verdade é que por mais que as tecnologias sejam as «nossas melhores amigas» e não consigamos viver sem elas, é certo que às vezes perdemos chamadas importantes, não reparamos que nos enviaram «aquele» e-mail ou «aquela» mensagem e outras tantas notificações relevantes, que acabam por ser completamente ignoradas por nós. Por isso é que o Smartwatch se torna um aparelho extraordinário, pois para quem possui um smartphone, já não se debate com este tipo de problemas.

Graças a este novo dispositivo é possível receberes as atualizações do teu smartphone diretamente no pulso… pois é, o Smartwatch é muito mais que um simples relógio com uma tela sensível ao toque.

Com o Smartwatch podes ter acesso direto às várias opções do teu smartphone/telemóvel. Isto é, podes verificar as últimas ligações, as últimas mensagens recebidas e enviadas, as notificações das tuas redes sociais e até encontrares o teu smartphone quando não souberes onde o deixaste e, para isso, basta selecionares uma das opções que o relógio contém e esperares que o teu smartphone comece a tocar para que seja mais fácil localizá-lo.

Smartwatch 2

No entanto, o que torna este aparelho tecnológico indispensável é mesmo o sistema de vibração que contém. Quando recebes uma chamada e o teu telemóvel começar a tocar, automaticamente são enviados sinais, pela conexão bluetooth, até ao Smartwatch. Assim, o relógio também vibra e também mostra quem te está a ligar, permitindo que recuses ou não a ligação. Contudo, um dos contras desta nova tecnologia é que o relógio não possui (ainda) qualquer tipo de microfone, por isso precisas de utilizar o teu smartphone para iniciares a conversação.

Aplicativos

Os consumidores que comprarem o Smartwatch podem contar com vários aplicativos, além dos que já estão disponíveis por padrão. Isso inclui uma razoável gama de opções, como visualizadores de imagem, através de uma câmara incorporada, e notificadores para visualizares e-mails ou notificações da tua conta no Twitter ou no Facebook. Além disso, os apps ficam instalados no smartphone, uma vez que o relógio (Smartwatch) funciona apenas como controlador das funções do telemóvel.

Smartwatch 3

 

Tech-Short

Novo walkman… à prova de água

A empresa Sony lançou o seu mais recente produto tecnológico resistente à água: o novo leitor MP3 Walkman NWZ-W273. Este aparelho pode ser usado até 2m de profundidade enquanto estamos a nadar, fazer exercício, correr ou até a tomar um duche.

O Walkman NWZ-W273 é um produto sem fios, por isso não te irás incomodar com cabos emaranhados enquanto estás dentro da piscina ou na passadeira do ginásio. O novo walkman da Sony tem uma elevada autonomia, uma vez que contém uma memória de 4G, oferecendo-te espaço suficiente para carregares as tuas músicas favoritas e, além disso, contém um carregamento rápido, dado que três minutos a carregar permite sessenta minutos de reprodução.

imagesCAJNRIS5

Este produto já está disponível no mercado nacional por um preço de aproximadamente 79€.

Bengala inteligente para idosos

Chama-se «The Aid» e é a bengala da próxima geração criada pela jovem designer lituana Egle Ugintaite. Desenvolvida com o objetivo de orientar idosos, esta bengala está equipada com tecnologia GPS, 3G, bluetooth e wi-fi. Através do sistema de navegação por satélite, quando usada para obter indicações, o itinerário no ecrã indica para onde a pessoa deve ir, bem como a distância e o número de passos necessários até ao destino. Se por algum motivo for necessário mudar de direção a bengala vibra e um novo percurso é apresentado.

Bengala inteligente para idosos

Para além disso, «The Aid» contém um ecrã LED que mede as pulsações do utilizador e caso detete uma frequência cardíaca irregular são automaticamente contactados os serviços de emergência.

Sempre conectada à internet, esta tecnologia pode ainda ser localizada online, o que permite que uma pessoa perdida se possa orientar ou então ser encontrada mais facilmente.