O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
rita-ferro-3

Divulgados os finalistas do Prémio Literário PEN

São cinco as obras escolhidas pelo júri, tanto para a narrativa como para a poesia, para o prémio PEN de 2012.

Foram divulgados na passada sexta-feira os cinco finalistas para os prémios PEN, referentes ao ano de 2012. O prémio PEN de narrativa de 2011 teve como vencedora a obra A Menina É Filha de quem?, romance autobiográfico de Rita Ferro, e o de poesia As Raízes Diferentes, de Fernando Guimarães.

As obras A Terceira Miséria, de Hélia Correia, Ars Vivendi Ars Moriendi, de Fracisco Niebro, Cólofon, de Manuel de FreitasDe Amore, de Armando Silva Carvalho e Fórmulas de Uma Luz Inexplicável, de Nuno Júdice  foram as eleitas para o Prémio PEN Poesia 2012, de acordo com o Público.

Já para a área de narrativa, foram indicadas Da Índia, com Amor A extraordinária e desconhecida aventura das mulheres portuguesas na Carreira da Índia, de Júlia Nery, E a Noite Roda, de Alexandra Lucas Coelho, Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa, Todas as Cores do Vento, de Miguel Miranda e Travessa d’Abençoada, de João Bouza da Costa.

Instituído em Portugal, em 1997, o PEN (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Club faz parte do PEN Club Internacional, a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo e esta edição conta com Manuel de Queiroz, na presidência, e Carlos J. F. Jorge e Júlio Moreira, na narrativa, e Maria João Cantinho (presidente), Teresa Martins Marques e Manuel Gusmão, na poesia.

Os vencedores serão revelados a 30 de outubro, com um prémio de cinco mil euros.