O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
tumblr_m2xqq6R8MB1r49jiso1_500

15 histórias para ler no Natal

Agora que o Natal já está à porta e podes deixar os estudos de lado por umas semanas, o Espalha-Factos sugere-te 15 histórias para leres nesta quadra natalícia.

Durante estas duas semanas até podes conhecer novas aventuras e peripécias e também personagens. Quem sabe se não te inspiras para uma prenda de última hora… Desconfiado? Ora vê a lista que te sugerimos:

1. O Natal de Poirot, Agatha Christie

transferir (1)O milionário Simeon Lee é encontrado morto, trancado no interior do seu quarto enquanto decorria um jantar na véspera de Natal na sua mansão. Hercule Poirot, o famoso detective belga, em conjunto com o superintendente Sugden, dá início à investigação, concentrando-se na exploração do núcleo familiar de Lee. A família da vítima estava toda reunida no momento do crime, o que significa que todos são suspeitos. Quem matou Simeon Lee? E como o fez dentro de um quarto trancado? A obra dirige-se para o seu clímax quando Poirot descobre que os quatro filhos de Lee podiam não ter sido os seus únicos filhos. Terá um jovem ilegítimo surgido para se vingar do pai? Como é esperado de Agatha Christie, o livro termina uma brilhante trama com um desfecho ainda mais genial e chocante, que revoluciona a visão que um leitor fã pode ter das obras da autora.

2. Contos de Natal, Charles Dickens

imagesNatal é Charles Dickens. As suas obras têm algo de histórico, obscuro e natalício quase inexplicável: não é a típica história romântica e familiar, é mais uma reflexão profunda sobre a bondade, a solidariedade, a vida e a felicidade. A favorita é sem dúvida Um Conto de Natal, a história do famoso Scrooge, cujos fantasmas o levam numa viagem pelos Natais passado e futuro para o fazer abrir os olhos no presente. Os Carrilhões e Um Grilo na Lareira completam o rol de maravilhosos contos desta coletânea bem natalícia, que se lê de uma assentada enquanto se espera que o perú acabe de assar.

3. A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón

transferir (2)Se há livro intemporal e totalmente adaptável a qualquer época do ano e das nossas vidas, esse livro é A Sombra do Vento. O Natal é uma altura tão boa como qualquer outra para apreciar este romance negro, esta aventura com toques de magia que nos põe a sonhar e a tentar controlar o nervosismo até à última página. A Barcelona de Carlos Ruiz Zafón é a de 1945, onde o jovem de onze anos Daniel Sempere se liga para sempre a um livro que descobre e jura proteger no Cemitério dos Livros Esquecidos’. A partir daí, o seu fascínio pela história e pelo autor são uma bela narrativa para acompanhar o teu Natal deste ano.

4. O Feiticeiro de Oz, Frank L. Baum

o feiticeiro de ozO filme é conhecido de todos e não há ninguém que não recorde com um sorriso a viagem de Dorothy a Oz e os seus amigos leão, homem de lata e espantalho. O Feiticeiro de Oz, no conto original escrito por Frank L. Baum, é mais do que uma aparente história infantil: a aventura constrói-se à volta de uma amizade muito familiar e de personagens que depressa estabelecem laços de confiança contra as bruxas más que é necessário derrotar. Se em Oz houvesse Natal, gostávamos que o presépio tivesse uma referência ao gangue de Dorothy. E a Toto! Porque é sem dúvida o conto ideal para ler e partilhar com os primos e irmãos.

5. Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo

transferir (3)Uma Noite em Nova Iorque, com uma capa invernosa como a cidade, por si só, já tem algo de natalício. Mas a história em si e o romance que, esperamos, venha a ter um final feliz, compõem também um bonito cenário para apreciar debaixo do azevinho. Encontros e desencontros, promessas, dilemas entre uma vida segura, mas infeliz, e o perseguir de uma paixão que é tudo menos previsível. No Natal, o melhor é mesmo arriscar e dar uma oportunidade a este livro do português Tiago Rebelo.

6. Como Água para Chocolate, Laura Esquivel

transferir (4)Podia estar numa lista de livros para o verão, mas escolhemos colocá-lo neste conjunto pela temática familiar e, em particular, adivinha… exacto, pela sua vertente culinária. Porque o Natal também é cozinhar em família e petiscos de agradecer aos Deuses (daí que seja tão perto da Ação de Graças!), Laura Esquivel dá-nos a conhecer o malogrado romance de Pedro e Tita, que entre amores e desamores vai libertando o desejo e as lágrimas de uma vida nos seus cozinhados. Entre receitas e histórias, também nós vamos sendo levados pela autora e desejando comer mais um pouco daquele Pai Natal de chocolate que ainda temos na cozinha. Está na altura de o ir buscar!

7. Um Dia Naquele Inverno, Sveva Casati Modignani

transferir (5)Se gostas de uma boa história com muito romance à mistura, Um Dia Naquele Inverno é o livro ideal para ti e para este Natal. O livro retrata a vida dos Cantoni, uma família proprietária de uma fábrica de torneiras. A vida dessa família muda quando chega Léonie Tardivaux que casa com Guido Cantoni. Apesar de mãe e esposa exemplar, nada impede que Léonie tenha, tal como todos os outros, o seu segredo que a leva a refugiar-se no Lago do Como todos os invernos no mesmo dia. Esta é uma história que nos transporta para outra dimensão e para outro mundo. Uma história simples e com o seu quê de natalício.

8. Luz na Neve, Anita Shreve

Luz na neveA vida de Nicky, de 11 anos, muda radicalmente quando ela e o pai encontram um bebé abandonado na neve numa tarde fria de dezembro. O livro, escrito pela Nicky, agora com 30 anos, relata-nos ao pormenor aquela tarde que veio mudar a sua percepção quanto à sociedade e as pessoas que a rodeavam. Este é romance que vale a pena ler numa tarde das férias de Natal. Simples, emocionante e com uma incrível história de amor, Anita Shreve consegue, novamente, dar ao leitor tudo aquilo que ele precisa para ser, também ele, uma das suas “personagens”.

9.  Conto: Arroz do Céu, José Rodrigues Miguéis

transferir (6)O conto que se segue chama-se Arroz do Céu. Não é considerado o típico conto natalício mas se analisarmos bem as entre-linhas conseguimos descobrir algumas metáforas com cheiro a Natal. Releta a história de um pobre emigrante de leste nos Estados Unidos da América. Este trabalha no subway, em plena Manhattan, o que lhe permite sustentar a numerosa família e estar sobretudo afastado das frenéticas pessoas da cidade que falam inglês, língua que mal conhece. Porém, durante a sua rotina suja, húmida e fria, o nosso protagonista vai tendo direito aos seus “milagres”. Numa igreja (situada por “cima da sua cabeça”) desenrolam-se casamentos e consecutivos banhos de arroz aos recém-casados. A partir destes pequenos grãos que caiem através do gradeamento na sua direção, o paupérrimo desterrado faz assim a sua própria festa, recolhendo tudo para conseguir alimentar a família. É um exemplo necessário nesta quadra e que nos faz lembrar o quanto abusamos nas iguarias quando alguns nem o básico têm para se suster. Às vezes uma metafórica “neve” caída do céu pode ter mais valor do que julgamos. «O céu do limpa-vias é a rua que os outros pisam».

10. A Rapariga dos Pés de VidroAli Shaw

transferir (7)A história passa-se no Inverno, no misterioso e mágico arquipélago de Santo Hauda, e conta a história de Ida, uma jovem amaldiçoada pelo vidro que se alastra em si, e de Midas, um jovem introvertido e amante da fotografia, que tenta a todo o custo salvar o seu amor da inevitabilidade do destino. Desde segredos escondidos nas entrelinhas, histórias mágicas da Terra de Santo Hauda, às vidas das personagens que desfilam neste livro, é impossível não mergulhar neste romance com cheiro a conto de fadas moderno. É sobre nos despirmos de nós próprios, deixarmos os traumas para trás e cedermos à nossa real vontade interior, para que não sejam as memórias a moldar-nos, mas nós a moldá-las. Sobre como o amor tem a capacidade de nos salvar, mas como por vezes não o pode fazer, por mais que o desejemos. Sobre como é no nosso interior que encontramos a cura.

11. Casamento em Dezembro, Anita Shreve

9789724153230Casamento em Dezembro, de Anita Shreve, conta o reencontro de um velho grupo de amigos aquando de um casamento que os reúne. O laço de amizade destas sete personagens principais quebrara-se anos atrás quando um elemento do grupo faleceu. Passados 27 anos, têm a oportunidade de se confrontar com os caminhos que não chegaram a seguir… Um excelente livro para ler nestes dias de natal.

12. A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak

transferir (9)A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, situa-se numa pequena localidade alemã em plena 2ª Guerra Mundial. A Morte narra a história da pequena Liesel Meminger, da sua vida recheada de alegrias, tristezas e privações. A narração adopta tanto uma voz impessoal e irónica como emocionante e terna. Liesel é deixada pela sua mãe, aquando da morte do seu irmão de onze anos, com um casal que acolhe crianças e com o qual acaba por criar uma ligação forte. À medida que a narrativa avança, Liesel descobre a magia que há nos livros e começa a roubá-los para poder mergulhar nos mundos mágicos onde ela própria gostaria de viver. Um romance sobre o poder das palavras e da linguagem.

13. Guia para um Final Feliz, Matthew Quick

transferir (8)Guia para um Final Feliz, de Matthew Quick, é narrado na primeira pessoa pelo protagonista Pat Peoples, quando este sai de uma instituição de reabilitação para doentes mentais. À medida que a história avança percebemos que Pat sofre de problemas psicológicos graves e que algo aconteceu no passado que o separou da sua mulher Nikki. Embora Pat não se relembre dos eventos traumáticos, tem esperança em reconquistar a sua mulher e em conseguir o seu final feliz. Pelo meio conhece Tiffany, a irmã da mulher do seu amigo Ronnie. Tiffany também vive à margem da sociedade, tendo passado igualmente por experiências traumáticas. Assim, estes dois acabam por encontrar afinidades e aprender a ver o lado positivo da vida.

14. A Metamorfose, Franz Kafka

A MetamorfoseA Metamorfose, de Franz Kafka, conta a história de Gregor que acorda transformado num escaravelho e de como a família dele lida com a situação, com paciência no início depois apenas frustração e maldade. Um livro profundo que aborda o tema da solidão e da exclusão. Uma metáfora sobre aqueles que vivem à margem, rejeitados por aquilo que aparentam ser e não aceites pela sua verdadeira essência. Se procuras um livro mais ‘pesado’, este é o que te recomendamos.

15. Ilha Teresa, Richard Zimler

transferir (10)Por fim, para este Natal recomendamos-te Ilha Teresa, de Richard Zimler, conta-nos a história de Teresa, uma jovem cuja vida muda radicalmente quando os seus pais deixam Lisboa para irem viver para Nova Iorque. Apenas com a companhia do seu amigo Angel e do seu irmão Pedro, Teresa arranja forma de ultrapassar o desapontamento da mudança e a dor de perder o seu pai logo a seguir. Uma história sobre a amizade, a família e a capacidade de lidar com as amarguras da vida.

Artigo escrito por Joel Pais, Raquel Silva, João Safara, Raquel Santos Silva e Marta Spínola Aguiar