O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
o-LIZA-900
Adrain Chesser

Fotógrafo captou reações de conhecidos após ter revelado que tem SIDA

Adrain Chesser, fotógrafo norte-americano, capturou imagens cheias de emoção no seu mais recente trabalho intitulado I Have Something To Tell You. As fotografias são o resultado de conversas com os seus familiares e amigos nas quais lhes revelou que é seropositivo, começando sempre com a famosa expressão “Tenho uma coisa para te dizer”.

O artista explica no seu site oficial que para esta série de 23 fotografias convidou «cada amigo para vir ao [seu] estúdio para lhes ser tirada uma fotografia, um simples retrato para um novo projecto. Não lhes foi dada qualquer outra informação.» Desta forma capturou as mais diferentes reações, que atribui à experiência pessoal de cada uma das pessoas fotografadas.

Para todos existiu «a mesma rotina, criando um processo formal que provou ser transformativo.» Em declarações ao jornal The Huffington Post, o fotógrafo explicou que sempre que pensava em revelar a doença aos seus amigos entrava em pânico, e que isso se devia ao trauma de «ter crescido gay numa cidade pequena e numa família muito religiosa». Portanto, ocorreu-lhe que «se ritualizasse o acto de contar, talvez fosse possível transformar os medos da infância que ainda me afectavam enquanto adulto.»

Sobre o resultado final, Chesser considerou que «embora estas sejam provavelmente as piores fotografias alguma vez tiradas dos meus amigos, são sem dúvida as mais bonitas.»

Podes ver algumas das imagens aqui (carrega para ampliar), ou a coleção completa no site do artista.