O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Homework Helper

Homework Helper: uma aplicação que ajuda… com os trabalhos de casa

T.P.C. – aqui está uma sigla que atormentou (e continua a atormentar) muitos estudantes por este mundo fora. Mas a Baidu, uma gigante chinesa na área da internet, vem agora facilitar esta tarefa. Chama-se Homework Helper (em português qualquer coisa como “ajudante de trabalhos de casa”) e permite aos alunos procurar ajuda para resolverem os seus T.P.C.

Com esta nova aplicação, os utilizadores podem tirar uma fotografia aos seus trabalhos de casa (ou simplesmente escrever a pergunta que querem ver respondida), sendo que depois só lhes resta esperar que outros utilizadores os resolvam. Se a resposta for considerada correta, estes últimos recebem moedas virtuais que permitem comprar vários produtos… e a recompensa pode ser considerável, ou não estivéssemos a falar, por exemplo, de um iPhone.

As críticas, porém, têm sido muitas, principalmente por parte de pais, que criticam o facilitismo que esta aplicação traz aos alunos, acabando estes por pouco (ou nada) aprender. Outros são mais compreensivos: “Eles não têm alternativa senão acabar os trabalhos em casa quando deveriam estar lá fora a brincar. Essa pressão leva-os a encontrar outras alternativas como esta”, comenta alguém na rede social Weibo. A verdade é que a receção parece ter sido grande, principalmente pelos estudantes chineses que, em média, despendem cerca de três horas por dia em trabalhos de casa.

‘Batota’ ou não, é também indiscutível que a aplicação pode constituir um benefício para os alunos que conseguem assim ver eventuais dúvidas debatidas e esclarecidas por outros. A questão é: será que a maioria a usa só para este fim? Provavelmente não. O certo é que, apesar de ter sido lançada há poucos meses, a Homework Helper soma já cinco milhões de downloads.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.