O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
1

SIC Mulher: novidades culinárias com José Avillez e o novo slogan ‘Parte de Si’

Nesta quinta-feira, o EspalhaFactos esteve presente no evento que teve lugar no restaurante Cantinho do Avillez (Chiado), conduzido por Sofia Carvalho e José Avillez, onde a SIC Mulher apresentou as novidades da estação. Marcaram presença muitas caras conhecidas do canal como Raquel Strada, Ana Rita Clara, Adelaide de Sousa Pedro Boucherie Mendes.

A SIC Mulher quis apresentar a sua nova imagem e o seu novo claim: “Parte de Si” – deixando clara a vontade de querer aproximar-se ainda mais do público, reforçar essa confiança e os momentos de partilha, um ideal que vem desde a origem do canal, segundo os anfitriões.

José Avillez e Sofia Carvalho, os anfitriões do evento, sentaram-se por breves momentos para dar a conhecer as novidades do canal, numa temática claramente centrada na gastronomia. O espaço escolhido não foi deixado ao acaso, já que a SIC Mulher vai reforçar a aposta na culinária com duas grandes novidades: o regresso do sucesso da televisão MasterChef Austrália e o novo programa do chef Avillez no canal.

10807817_814578631896006_189745781_n

O MasterChef Australia retorna para uma sexta temporada renovada, reforçada e mais surpreendente que nunca, que promete desafios inovadores que põem à prova os 24 aspirantes a Master Chef. Contará ainda com a colaboração especial de Kylie Kwong, Heston Blumenthal e Marco Pierre White, para além dos já conhecidos chefs Gary Mehigan, George Calombaris e do crítico Matt Presto.

Relativamente ao novo programa Combinações imProváveis de José Avillez, apresentado durante o evento, o chef está bastante satisfeito com a parceria com a SIC Mulher que já se mantém há mais de dois anos e espera “que esteja para durar por muitos mais”.

Depois de JÁ ao Lume, que contou com três séries na SIC Mulher, onde o chef ensinou a usar a criatividade nas receitas do dia-a-dia, segue-se então um formato que diz ser “um outro conceito, mais leve e com mais luz”. Como esta já não é a estreia de Avillez na televisão, Combinações imProváveis pretende trazer um novo rumo à culinária dos portugueses que acompanham o canal.

“Dava muitos cursos de cozinha e as pessoas interessavam-se genuinamente pelas técnicas, dicas úteis… para poderem fazer em casa. Mas é difícil para um chef profissional simplificar as coisas para as pessoas lá em casa poderem reproduzir”, afirmou.

Para este novo formato, José Avillez vai combinar sabores, texturas e temperaturas, partindo sempre de um ingrediente principal e seguidamente para as combinações: uma provável e outra improvável. Além disto, o conceituado chef propõe uma secção do programa dedicada às crianças- De Pequenino se Torce o Pepino – onde pensa explorá-la até “pelo lado da pedagogia alimentar”.

“A cozinha é mais do que as simples receitas”

A cozinha renovada para o programa Combinações imProváveis.

A cozinha renovada para o programa Combinações imProváveis.

Numa breve troca de palavras com o Espalha-Factos, José Avillez confessou que apesar de já ter experiência nos programas culinários na SIC Mulher, considera que Combinações imProváveis continua a ser um estímulo diferente de tudo o resto que já fez: “São sempre novos desafios para mim, apesar de ser uma continuação de algo que começámos, é também com muitas coisas que tínhamos aprendido, que melhorámos, agora num formato completamente diferente, com conteúdos diferentes… eu acho que de facto demos um passo em frente.

Na onda dos novos projetos do chef Avillez, perguntámos ainda se se sentia preparado para assumir a nova rubrica de culinária nas manhãs da Comercial (ver aqui). A resposta foi clara: “Estou ansioso, sim! É sempre divertido e é uma coisa diferente. Quando é um programa de cozinha na televisão nós já sabemos que não há sabor nem cheiro, só há imagem, e na rádio nem isso! Obviamente não vai ser um programa de cozinha, vai ser uma rubrica de um chef de cozinha que vai dar umas dicas, basicamente vamos nos divertir. É engraçado que na equipa das manhãs da Comercial são todos doidos por comida, são todos meus clientes aliás. Entre eles todos, aquilo pode correr muito diferente todos os dias!”