O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Google eye

E os mais pesquisados do ano são…

A Google acaba de revelar o seu ranking anual dos termos mais pesquisados no motor de busca. O Espalha-Factos deixa o ébola, o Estado Islâmico, a Malaysia Airlines e a Crimeia para outros tratarem e foca-se naqueles que, na arte e no entretenimento, mais provocaram buzz online.

Mundialmente, os resultados são claros: o falecimento de Robin Williams provocou o maior número de pesquisas, seguido pelos muitos desafios do balde de gelo (Ice Bucket Challenge), a vitória de Conchita Wurst na Eurovisão e o filme Frozen.

Na lista das pessoas mais procuradas, a liderança foi para Jennifer Lawrence, não sabemos bem se pelos Jogos da Fome se pelas fotografias íntimas que se espalharam um pouco por toda a internet. Seguem-se Kim Kardashian, que afinal não partiu a internet assim tanto, a atriz Julie Gayet, mais conhecida por ser amante de François Hollande, o ator Tracy Morgan, vítima de um acidente de viação este ano, e a metamorfoseada Renée Zellweger, cujos resultados no Google Imagens nos podem deixar confusos.

 

Renée Zellweger, antes e depois (c) Huffington Post, 2014

Nas tecnologias, o top foi dominado por smartphones e tablets. O iPhone 6 bateu o Samsung Galaxy S5, e mais atrás ficaram o Nexus 6, o Moto G e o Samsung Note 4. O jogo Flappy Bird e as suas batotas também fizeram sucesso este ano, mas os jogos para dispositivos móveis voltaram a ser ultrapassados pelos jogos de cartas no número de pesquisas. A sueca, a bisca e o sobe & desce ainda são uma instituição.

Na música, Conchita Wurst bateu Lady Gaga e Beyoncé, trazendo o Festival da Eurovisão novamente ao topo dos tops. Por contágio, até os antigos vencedores Céline Dion e ABBA acabaram por aumentar o número de pesquisas. Por terras lusitanas, a Eurovisão continua a ser uma conchita sem pérolas dentro: Suzy não convenceu e os resultados do Euromilhões foram nove vezes mais pesquisados do que os da Eurovisão.

Em Portugal

Rock-in-Rio-Lisboa-As pulseiras de elástico feitas por crianças (e adultos!), um aumento nas pesquisas sobre como fazer migas ou cozinhar febras foram algumas das tendências portuguesas. O Secret Story 5, Rodrigo Menezes, o Blog Azul, a NOS, o Novo Banco e o iPhone 6 foram os termos mais pesquisados a nível nacional.

Nos eventos, os festivais de verão foram os campeões da cultura, com o Rock in Rio e o Optimus Alive nas segunda e terceira posições, respetivamente. O MEO Sudoeste veio em sétimo e a Eurovisão em décimo.

A sétima arte também continua a merecer atenção dos internautas, com Frozen a surgir no topo, seguido por Divergent, The Hunger Games, Interstellar e Os Maias, que foi o filme nacional mais bem classificado. Na música, a tendência é semelhante à verificada no Spotify, sendo o top ocupado por Bailando, Jajão, Bo Tem Mel, All of Me, Show das Poderosas, Chandelier e Não Me Toca.

Entre as figuras públicas na área das artes, destaque para o falecido Rodrigo Menezes, Cristina Ferreira, Tony Carreira, Judite Sousa, Sara Sampaio, Rita Pereira, David Carreira e Cláudia Vieira. Nas internacionais, os falecimentos dominaram, com Robin Williams e Phillip Seymour Hoffman a terem maior número de pesquisas, seguidos por Dwayne Johnson, Michael Schumacher, Duquesa de Alba, Joan Rivers e José Wilker.

Por fim, na área das viagens, os destinos mais procurados foram Madeira, Cabo Verde, Açores, Cuba, Paris, Barcelona, Dubai, Grécia e Brasil. Se ainda não foi este ano que visitaste um destes locais, pensa positivo: no próximo ano é que vai ser. E, de preferência, com o Espalha-Factos como companhia diária.