O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
images

Vinho branco português destacado pela revista Forbes

O Kopke DOC Douro Branco 2011, da Sogevinus, foi o vinho português destacado na secção de Comida&Bebida da revista Forbes. Foi Nick Passmore, crítico de vinhos da revista norte-americana, quem encontrou e avaliou o vinho enquanto estava de passagem em Inglaterra.

Passmore elogiou o vinho no contexto de uma refeição onde o consumiu enquanto acompanhante “perfeito” de um prato de salmão fumado durante a quadra natalícia.

Descreve-o como “prazeroso” e diz que “o Kopke é atrativo”, possui uma “mineralidade rígida e concentrada”, bem como “um toque cítrico fresco”.

Passmore explica que o vinho é oriundo do vale do Douro e que apesar de ser algo conceituado não revela um escoamento de stock correspondente. Isto, diz ele, levou os produtores a “apostar, com diferentes graus de sucesso, numa diversificação para os vinhos de mesa”.

O vinho branco foi classificado com cinco estrelas, recebendo a recomendação de Passmore. Este aconselha aos amantes do vinho que o provem com uma entrada ou um prato de peixe ou frango.

Acrescenta ainda que os vinhos brancos e tintos do Douro estão numa fase de crescimento:  “é de esperar que, no futuro, se encontrem muitos mais vinhos modernos, equilibrados e bem feitos como este”.