O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
borgen

Borgen: 10 motivos para veres a nova série da RTP2

Mal ouvi dizer que Borgen ia estrear no canal 2 fiquei com curiosidade para ver. Não resisto a um drama político. Não aguentei até à estreia e vi três episódios numa tarde. Como gosto de partilhar as coisas boas da vida e acho que o horário nobre da TV generalista pode ser mais que um concurso de telenovelas, deixo-vos 10 razões para se juntarem a mim no fandom da nova coqueluche da estação pública.

1 – É feita na Dinamarca

Eu sei que não parece grande razão, mas pensem quando disserem aos vossos amigos que vêem “uma série dinamarquesa”. Isso vai soar bem, vocês sabem que sim. É culto ver produções europeias. E com um bónus: esta não é chata.

2 – Ajuda-nos a acreditar na política

Não é que eu não adore os esquemas e reviravoltas loucos de House of Cards, mas quero acreditar que a política se faz mais de pequenos esforços do que de grandes golpes. Borgen é mais quotidiana, mais familiar e mais idealista, mas não deixa de ser sofisticada. Além disso, mostra alguém que luta por um mundo melhor, por mudanças possíveis, mais do que lutar pela sua própria carreira política. Tem personagens com sentimentos, mas não é por isso que deixa de dar uma perspetiva real sobre as jogadas de bastidores que fazem parte da democracia.

3 – É sobre uma mulher

Contrariamente ao que é habitual nas séries políticas, esta é sobre a primeira mulher primeira-ministra da Dinamarca, Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen). E essa é uma visão do poder que pode ser bem mais interessante do que o olhar masculino e bélico que atualmente temos sobre ele.

birgitte

4 – Vai ser transmitida diariamente

É terrível lidar com uma semana de intervalo quando queremos saber o que se vai passar a seguir. E sabemos bem como é impossível ter de aguentar os insuportáveis hiatos da televisão norte-americana. Com Borgen na RTP2, isso não vai ser problema: a série vai ser transmitida de segunda a sexta-feira.

5 – Em horário nobre

Para mais de 70% do público televisivo português, os horários de transmissão são uma realidade do passado, graças às tecnologias de DVR, rewind tv e time shift das várias operadoras de televisão por cabo. No entanto, ainda há 30% sem acesso a esse maravilhoso mundo novo. Além do mais – não há nada como ver algo à moda antiga, na sua hora de emissão. Borgen vai ser emitida em pleno horário nobre, às 22h00 em ponto.

6 – Sem intervalos publicitários

Em horário nobre e… sem anúncios a interromper. Uma das poucas vantagens trazidas à RTP2 por não ter publicidade comercial é essa mesma. Os programas não são interrompidos durante 15 minutos ou mais (helloTVI!) para faturação da estação que os emite. E mesmo que vejas gravado não vais ter de andar a puxar para trás e para a frente quando começa e acaba o intervalo.

7 – É um ficção que produziu mudanças políticas reais

Leis sobre as condições de vida dos animais e direitos dos trabalhadores sexuais foram aprovadas depois da abordagem desses problemas na série. O Guardian considerou-a um dos 10 programas de televisão mais controversos de sempre, tendo sido realçado o impacto positivo que teve na política dinamarquesa.

8 – Feita de gente como nós

Uma das coisas mais estimulantes para quem gosta de ficção televisiva é encontrar, na caixinha mágica, personagens com que nos identificamos e que assumimos como verosímeis e realistas. Borgen está cheia destas personagens com vida humana e a interpretação do elenco é essencial para que isso aconteça. Neste parágrafo enuncio Sidse Babett Knudsen, que encarna de forma exímia Birgitte, uma líder política que é também uma mãe e uma esposa. E estas duas dimensões nem sempre se separam claramente – é aqui que reside a singularidade deste trabalho.

borgen-scene

9 – Excelente banda sonora

O trabalho de Halfdan E na composição dos temas originais da série não fica nada atrás daquilo a que estamos habituados com as séries americanas ou britânicas. A construção das tensões necessárias e o alicerçar das emoções que vivemos nesta experiência televisiva deve-se, em grande parte, ao soberbo trabalho feito no casamento entre as imagens e o som.

10 – Ao vê-la, premiamos a qualidade e a ousadia

Transmitir uma série dinamarquesa em horário nobre mantendo como objetivo ter 4% de quota de mercado no final do primeiro trimestre do próximo ano foi corajoso por parte da direção de programas da RTP2. No entanto, é para isso que ela existe, para transmitir televisão bem feita, fazer escolhas arriscadas e contrariar as lógicas monoculturais das outras estações.

Ao optarmos por ver uma obra internacional bem produzida e intelectualmente estimulante estamos a dar um sinal de rejeição ao mindset pimba que tem sido hegemónico e à demasiado padronizada e preguiçosa indústria das telenovelas.

Vamos ser simples e diretos: Borgen é televisão da boa, a RTP2 existe enquanto houver público para ela e esta é uma série que contribui para nos tornar cidadãos europeus mais informados. Nos tempos que correm, isso não é coisa que nos possamos dar ao luxo de desperdiçar.

  1. Foi por acaso que vi o terceiro episódio, fiquei fascinada de tal forma que andei para tráz e vi os que não tinha visto numa assentada, achei fabulosa e tão acertiva, esta serie deveria ser vista por todos os nossos politicos.
    Como os nórdicos são tão diferentes de nós que falamos falamos e não dizemos nada, eles expressam-se de uma maneira tão simples e eficaz.
    foi espetacular….. só quero mais como esta.

  2. Foi do melhor que vi na TV nos últimos tempos. Os 60 minutos diários significavam um escape bem-vindo. Vamos sentir muitas saudades da nossa extraordinária Birgitte! Obrigado à RTP”

  3. Perdi uns 5 ou seis episódios, o que me aborrece, pois assim que vi um episódio, não deixei de ver mais a série. Ao navegar na Net, fiquei, porém com a sensação de só termos visto 2 das 3 temporadas produzidas… Bem, agora é louvar a aposta da RTP2 e ficar à espera que venha a 4ª temporada 🙂

    1. Olá Maria João 🙂 A série foi transmitida integralmente, é possível é que, por a emissão ser diária, tenha sabido a pouco! Obrigado pelo comentário.

  4. Agora que já terminou Borgen na RTP2 devo dizer que foi da melhor televisão que vi nos últimos tempos. Tenho pena de não poder ver as temporadas seguintes. Gostei tanto que sinto já a falta. Apelo, por isso, ao bom senso dos diretores da RTP para que façam os possíveis para nos darem o prazer de poder-mos ver os episódios seguintes. Eu e muitos portugueses agradeceremos.

  5. Bom dia,

    A série é fabulosa… pena terminar já… A ver vamos se a RTP2 nos presta o verdadeiro serviço público e volta a passar a série com as temporadas todas…

  6. Sou mais um a aplaudir o seu comentário. Cheguei (infelizmente) já tarde à série mas ainda a tempo de confirmar a sua qualidade.
    Considero que é uma série didática, que nos mostra que, acreditar é, talvez, a única força que nos pode levar a percorrer um caminho até ao fim.

    1. Olá Humberto! Fico contente que tenhas gostado da série e que seja mais um a juntar-se ao grupo de fãs. Obrigado pelo comentário e boa televisão 🙂

  7. Também eu sou uma espectadora assídua desta serie, gosto muito, realmente é pena os outros canais não seguirem os exemplo da RTP2, ainda por cima passar a horas decentes, não é como os prós e contras e outros programa que ás vezes até têm algum interesse, mas pela hora que é transmitida só pode ser para os que sem culpa estão desempregados ou para os reformados que se deixam dormir em frente ao TV.

  8. Só agora cheguei a estes comentários sobre a série BORGEN que tenho acompanhado desde o início; aliás sou una espectadora muito atente da RTP2. Daí pertencer às minorias…
    Deixo aqui os meus parabéns à Direcção de Programas da RTP2
    por nos ter trazido uma série de tão boa qualidade.Parabéns também
    pela série Paraíso e outros como a Sociedade Civil.
    Continuem com o bom trabalho

  9. Isto sim é um comentário c pés e cabeça, sobre a extraordinária série Borgen.
    Para mim é um vício, mas muito bom, quando termina fica-se com aquela sensação de: vale a pena, quero mais !!!!
    Queriam q nos habituássemos à banalidade e mediocridade dos “enlatados” , q ao longo dos anos nos têm vindo a impingir, não se aguenta, felizmente q temos a opção da RTP2 !
    Acredite Pedro, somos muitos a gostar.

    1. Olá Filomena!

      Muito obrigado pelo seu comentário, e fico contente que concorde comigo. Que sejamos cada vez mais a optar pela qualidade 🙂

  10. Graças a este artigo comecei a ver a série e estou a adorar! O facto de mostrar também a perspectiva jornalística é muito apelativo, principalmente para alguém que gostaria de seguir este caminho, como eu!

    1. Pedro, agradeço muito o teu comentário. É bom ter um feedback tão positivo e já sermos 2 a gostar de Borgen! 😀 Um abraço.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.