O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
António Loureiro

António Loureiro é o novo Chefe Cozinheiro do Ano

O chefe de cozinha do Mélia Braga Hotel & Spa António Loureiro ganhou o primeiro lugar na 25ª edição do concurso de Cozinheiro do Ano 2014. O cozinheiro conquistou o júri com as suas especialidades, conseguindo passar à frente dos restantes sete finalistas do concurso.

Foi com uma entrada chamada “Horta e Capoeira”, um prato de peixe a que deu o nome de “Bacalhau Negro”, um prato de carne e uma sobremesa que nomeou como “Feira Popular” que António Loureiro arrebatou o galardão desta edição.

O júri, presidido por Nuno Mendes, chef do restaurante londrino Chiltern Firehouse, era também composto por demais membros do mundo da culinária. Entre eles encontrava-se António Bóia, capitão da equipa Olímpica Júnior de Culinária, o júri honorário Helmut Ziebel e os chefs João Rodrigues, Orlando Esteves, Henrique Sá Pessoa, entre outros.

Para além de António Loureiro, os restantes finalistas eram também chefs de restaurantes e hotéis. Ivo Brandão, da Pousada Alcácer do Sal, arrebatou o segundo lugar no concurso, enquanto o terceiro foi ocupado por Rui Martins, do Hotel Rali. Os restantes finalistas foram António Barros e Bruno Augusto (ambos do restaurante O Talho), Artur Gomes (da Fundação Casa da Música), Luís Tarenta (da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste) e Tony Salgado (da Pousada de Cascais).

O júri contava também com a presença de André Saraiva, da empresa Mistolin, que era o responsável pela área da higiene e segurança alimentar e que penalizava quem infringisse as regras. Os restantes membros avaliaram outros critérios como a apresentação dos pratos, o sabor e a técnica dos finalistas. A prova também exigia que fossem utilizados ingredientes obrigatórios como bacalhau da Noruega, porco ou vitela, morangos e couve do Brejão.

O vencedor do concurso receberá um cheque Makro no valor de mil euros e a oportunidade de fazer um estágio naquele que é considerado na lista The World’s 50 Best Restaurants como o mais sustentável restaurante do mundo, o Restaurante Azurmendi, no País Basco.