O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
MONSTRA com concertos, exposições e cinema ao ar livre no fim de semana

MONSTRA 2015: a programação do seu aniversário

A MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa está de regresso em 2015, de 12 a 22 de março, celebrando os seus 15 anos de existência. Nesta edição, o festival vai realizar uma retrospetiva com cerca de 75 filmes dedicados ao cinema de animação da América Latina. 

No âmbito das celebrações do 15º aniversário, a MONSTRA vai lançar um DVD com uma seleção de 15 filmes de animação. Também para marcar esta data especial, João Garção Borges, realizador do antigo programa Onda Curta da RTP2, irá programar uma sessão dedicada aos melhores filmes da MONSTRA e do seu programa televisivo. Haverá igualmente uma sessão dos melhores videoclips em cinema de animação e experimental. Por fim, na FNAC Chiado e na Fábrica Braço de Prata vão ser apresentados os 15 cartazes da MONSTRA, desde o seu primeiro ano até à atualidade.

Como é já habitual, a MONSTRA dedica uma secção ao cinema de animação japonês. Nesta edição, o festival presta especial homenagem ao realizador Isao Takahata, um dos criadores dos estúdios Ghibli, com a exibição dos seus filmes e a estreia de The Tales of the Princess Kaguya. Outro realizador a ser homenageado no festival é Hayao Miyazaki que traz o seu filme Wind Rises, que estreou com um enorme sucesso na MONSTRA 2014.

Mantendo a tradição, a MONSTRINHA regressa este ano com sessões nas escolas e para as escolas. Esta secção associou-se a vários agrupamentos escolares no distrito de Lisboa e no município de Almada, abrangendo na totalidade mais de 80.000 crianças. Nesta edição, o festival pensou também nos estudantes universitários, criando a MONSTRA Universitária.

O festival irá acolher as secções de competição de longas, curtas, curtíssimas (curtas até 2 minutos) e competição portuguesa (Prémio SPA/ Vasco Granja). Especial destaque para as 5 curtas portuguesas incluidas no programa de competição internacional.

Uma das novidades desta edição é a estreia do filme, Shaun the Sheep (Ovelha Choné na versão portuguesa). A série televisiva britânica transmitida desde 2007 em todo o mundo, chega aos cinemas pela primeira vez em Portugal na MONSTRA. Para além do filme, os realizadores e produtores dos estúdios Aardman, responsáveis pela criação de A Ovelha Choné, vão estar presentes no festival, dando uma masterclass sobre o desenho animado.

shaun

A MONSTRA também irá homenagear os 80 anos da morte de Fernando Pessoa com três instalações inspiradas na vida e obra do escritor, concebidas pelos artistas Rui Madeira, Sónia Aránguiz e Max Hatler. Estará também à venda durante o festival, um flipbook sobre o trabalho de Fernando Pessoa.

Destaque para a masterclass sobre cinema estereoscópio, o workshop sobre uma ferramenta multimédia, duas oficinas de marionetas,  e oficinas para pais e filhos cujo objetivo é a criação de um filme de animação em família.

Este ano o festival não estará somente em Lisboa, mas noutras cidades de Portugal Continental e das ilhas. Cada cidade terá a sua secção competitiva e um painel de jurados.

Com esta programação de luxo e novidades ímpares, quem não quer visitar a MONSTRA? Ela estará à solta perto de si de 12 a 22 de março.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.