O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
AppsEBooks

As melhores aplicações para eBooks

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Livro e, nos dias que correm, existe quem, por gosto ou conveniência, tenha abraçado a leitura de livros em formato digital em dispositivos como eReaders, tablets ou smartphones. O Espalha-Factos decidiu apresentar-te algumas das melhores aplicações para leres livros traduzidos em bits e bytes.

Aplicações Nativas

Como não podia deixar de ser, as gigantes do mundo dos sistemas operativos móveis, Google e Apple, disponibilizam logo à partida as suas próprias aplicações para leitura, nomeadamente o Google Play Books e o iBooks. Ambas contam com as suas lojas proprietárias em que os utilizadores podem adquirir os seus livros e tê-los disponíveis em qualquer um dos dispositivos em que tenha instalada a aplicação através da sincronização via Google Drive ou iCloud. Desta forma, mesmo que estejas a ler no smartphone quando estás no comboio, é possível continuares a leitura no tablet quando chegares a casa, acedendo à tua estante virtual.

Algo que é transversal não só a estas duas aplicações, mas a praticamente todas as que aqui serão mencionadas são as diversas opções de personalização, desde o tamanho de letra à cor de fundo da página e até à marcação de páginas com diversos marcadores digitais para diferentes ocasiões.

Aplicações de lojas de eBooks

  • Kindle

Provavelmente a mais preponderante empresa no mundo da venda de livros físicos e digitais, a Amazon tem na sua aplicação Kindle quiçá o mais completo e funcional software de leitura do mercado. Além do acesso à imensa variedade de livros da loja da Amazon e desta aplicação estar disponível com estante virtual sincronizada desde Android a iOS ou até Windows Phone, a Kindle app conta com várias outras funcionalidades como uma análise dos padrões e velocidade de leitura para gerar estimativas do tempo que levará a ler um determinado livro ou o brilhante X-Ray que permite selecionar locais ou personagens com um simples toque no ecrã e aceder a um resumo sobre tudo o que se sabe sobre estes até ao momento em que o leitor se encontra.

kindle_2366549b

  • Nook

Além da Amazon Kindle, o motor que também potencia os eReaders da empresa, a aplicação Kobo da empresa homónima que disponibiliza em certas lojas portuguesas os seus eReaders apresenta uma software de funcionamento similar, assim como a Barnes & Noble com a sua aplicação Nook, ambas naturalmente com a distinção de permitirem comprar livros nas suas lojas proprietárias.

Aplicações para aceder a ficheiros locais

No caso de quem, por exemplo, adquire um livro digital no site Wook.pt e tem livros em formato digital que não estão intrinsecamente ligados a nenhum serviço de distribuição digital com a sua própria aplicação, pode simplesmente utilizar uma solução que aceda à pasta de documentos do smartphone ou tablet e que permita assim ler os ficheiros.

Para esse efeito, existem inúmeras alternativas das quais destacamos o Ebook Reader para iOS, Mantano Reader Lite ou Moon+ Reader para Android e Bookviser Reader para Windows Phone.

PortraitScreenshot_5_3

Para os amantes de banda desenhada

Quem adora ler livros de banda desenhada tem a possibilidade de aceder aos mais recentes conteúdos da Marvel, DC Comics ou Dark Horse Comics através das suas aplicações oficiais para dispositivos móveis. Já quem, como na secção anterior, prefere aceder a ficheiros locais tem uma excelente alternativa para Android com o Perfect Viewer. Com o mesmo propósito existe para iOS o ComicFlow e, para Windows Phone, Comicana ou Cover.

comicflow_ipad_ckfdez

Extra

Por último referimos mais três aplicações que fogem um pouco ao âmbito das anteriores.

  • Audible, a aplicação oficial do serviço com o mesmo nome, é a principal aplicação para quem deseja aceder a uma enorme biblioteca de livros em formato áudio narrados pelos mais diferentes profissionais. Este serviço tem apresentado uma alternativa para quem quer aproveitar situações como estar a tratar da lida da casa ou o trajeto casa trabalho em que talvez não exista disponibilidade para estar a parar para ler.
  • Wattpad é uma aplicação que permite o acesso a uma comunidade de escritores e leitores e onde qualquer um pode partilhar as suas obras de forma gratuita para que qualquer pessoa as leia.
  • A terceira e última aplicação é igualmente um serviço que pode também ser utilizado em conjunto com a aplicação Kindle ou os eReaders da Amazon. Chama-se Goodreads e representa uma rede social de leitores em que estão listadas as diferentes opiniões sobre os mais diversos livros. Quem se registar poderá, além de deixar as suas opiniões, aceder a uma lista de sugestões com base nos livros que já leu.

Com tantas aplicações, já não há desculpa para não embarcar numa nova aventura literária. Boas leituras!