O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
510Abril

5 discos que comemoram 10 anos em abril

No mês das águas mil assinalamos cinco dos discos mais marcantes do ano de 2005 lançados pelos Architecture in Helsinki, The National, Of Montreal, Caribou e Mountain Goats.

Architecture in Helsinki In Case We Die (Moshi Moshi)

Apesar do nome poder induzir outra pátria, são australianos e são mais que as mães. Há precisamente dez anos puseram toda a gente a dançar com a pop delicodoce de In Case We Die, disco irreverente e festivo. Apesar de nenhum dos que se lhe seguiram terem a leveza e boa disposição deste registo, há que ter o ouvido nestes Architecture in Helsinki.

http://www.youtube.com/watch?v=otWXEb8KGKg

Para ouvir também: Wishbone e Maybe You Can Owe Me

The National Alligator (Beggars Banquet)

Foi decididamente o disco que pôs os The National no caminho da comunidade indie e que os consagrou como uma das maiores bandas da década. A emotividade das letras, das guitarras, das interpretações de Matt Berninger foi realçada ao terceiro disco dos americanos, onde o difícil é escolher a melhor música. Mr. November, quanto mais não seja pela raiva transmitida ao vivo, figurará sempre como uma das músicas mais emblemáticas da banda.

http://www.youtube.com/watch?v=qzhNdCxhK28

Para ouvir também: Baby, We’ll be Fine Lit Up

Of Montreal The Sunlandic Twins (Polyvinyl)

Um disco caleidoscópico que vive da genialidade de Kevin Barnes, e excelente energizante para a entrada da primavera. Festivo e contagiante, The Sunlandic Twins pode não ser o melhor disco da carreira dos americanos (e eles editam praticamente todos os anos) mas é um disco fresco que sabe bem ouvir.

http://www.youtube.com/watch?v=7PoJv4N1Too

Para ouvir também: Requiem for O.M.M., October Is Eternal

 CaribouThe Milk of Human Kindness (Domino Records)

The Milk of Human Kindness marca a estreia de Dan Snaith com o nome de Caribou depois de ter que mudar forçosamente o seu anterior nome, Manitoba. O disco surge também como um recomeço da banda que vai, no entanto, beber ao passado profundas influências, nuns Kraftwerk ou nuns Neu!. Excelente prenúncio do que o músico viria a fazer nestes últimos dez anos.

http://www.youtube.com/watch?v=kUctc2EViIQ

Para ouvir também: Bees e Pelican Narrows

The Mountain Goats The Sunset Tree (4AD)

Ao nono disco de  estúdio a banda de indie folk americana escreve um disco introspetivo, nostálgico e profundamente marcado pelo passado amargurado do seu líder John Darnielle. The Sunset Tree é por isso um disco autobiográfico, maduro e sólido, com o qual é praticamente impossível não sofrermos.

http://www.youtube.com/watch?v=ii6kJaGiRaI

Para ouvir também: You or Your Memory e Love, Love, Love