O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
1_27_Museu_da Electricidade_z84v6km7wa

Conhece as novas exposições da Fundação EDP

De 26 junho a 20 setembro, a Fundação EDP vai acolher três exposições: Prémio Novos Artistas que vai exibir os trabalhos de nove artistas selecionados de entre 760 candidatos; 1915, o ano da Orpheu, uma exposição que vai fazer uma viagem ao longo do ano de 1915 e, Postos de Trabalho, de Valter Vinagre, que mostra alguns dos postos de trabalho menos convencionais.

EDP N

A exposição do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP vai apresentar os trabalhos dos nove artistas vencedores da edição de este ano: Joana Escoval, João Grama, Manuel Caldeira, Marco Pires, Mariana Silva, Nuno Vicente, Pollyanna Freire, Teresa Braula Reis e Vasco Futscher. Estes novos artistas desenvolveram projetos artísticos, sob a orientação dos comissários do prémio: Filipa Oliveira, Sérgio Mah e João Pinharanda.

Joana Vasconcelos foi a primeira a ser distinguida com o prémio Novos Artistas em 2000, na primeira edição destes prémios que são atribuídos uma vez em cada dois anos.

orpheu2

A exposição 1915, o ano da Orpheu comemora os 100 anos do lançamento do primeiro número da revista Orpheu. O ano de guerra e de grandes mudanças sociais serviu de inspiração para esta exposição, que pretende fazer um relato cronológico do que aconteceu nesse ano, apoiando-se em memórias fotográficas e audiovisuais para o reconstruir.  Esta exposição foi comissariada por Steffen Diz, especialista alemão na obra de Fernando Pessoa, e produzida em parceria com o Centro Nacional de Cultura.

1_205_Valter Vinagre_16_2km4e1x78n

A exposição Postos de Trabalho do fotógrafo Valter Vinagre mostra os locais de trabalho de prostitutas, uma série de fotografias capturadas nos anos de 2010 a 2013. Este ensaio fotográfico pretende dar visibilidade a algo que se julga invisível. Nas palavras do fotógrafo “Falar da prostituição de berma de estrada implica refletir da sua dualidade público/privado. É público, porque se anuncia/mostra na berma de estrada. É privado, porque as suas práticas se fazem longe de olhares indiscretos, no recato da floresta, no interior de abrigos improvisados