O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Mulheres-de-Abril-26

‘Mulheres de Abril’ nomeada para prémio internacional

A série Mulheres de Abril, realizada por Henrique Oliveira e emitida em 2014 na RTP1, está nomeada para Melhor Série de Ficção Europeia no festival francês La Fiction de La Rochelle.

A 17.ª edição do festival decorre entre 9 e 13 de setembro. No dia 10, no cinema Le Dragon, será projetado um dos episódios da série portuguesa, cujo elenco é composto por nomes como Mariana Monteiro, Sara Barros Leitão, Ana Bustorff, António Cordeiro, Lourdes Norberto e Anabela Teixeira.

Mulheres de Abril, produzida pela HOP! a pretexto dos 40 anos do 25 de abril, procurou abordar em cinco episódios “a condição feminina e a evolução de costumes e mentalidades que afetaram a mulher desde as primeiras décadas do século XX até à atualidade”, conforme anunciado pela estação pública.

Em declarações ao Diário de Notícias, Henrique Oliveira afirmou ter recebido “a notícia pela própria RTP que me enviou um email a felicitar-me. Fiquei muito feliz com esta nomeação. É sempre um orgulho vermos um trabalho nosso reconhecido, ainda para mais no festival que tem muita projeção internacional e é de facto em termos de televisão e de ficção o maior a nível europeu”.

Esta é a segunda vez que o realizador é nomeado no festival francês. Em 2010, a minissérie O Segredo do Miguel Zuzarte deu-lhe oportunidade de “perceber a dimensão do festival”.

O Festival de La Fiction de La Rochelle é o mais importante certame europeu de ficção televisiva. A edição de 2014 apresentou mais de 60 séries, telefilmes e ficção web e registou a presença de 35’000 espetadores.