O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
screen-shot-2011-06-11-at-22-19-58

Conhece os bailarinos que fazem parte dos videoclips: Ballet

Quantas vezes já viste o videoclip de Spectrum, Runaway ou True Love? De certeza que de todas essas vezes, além da voz de Florence, Kanye West ou Chris Martin, reparaste nos tutus ou nas sapatilhas de pontas das bailarinas que fazem parte desses videoclips. Sabes quem são ou de que companhia fazem parte? Muitas vezes, a música e a dança são inseparáveis e o Espalha- Factos fez uma seleção de videoclips onde o ballet é protagonista. Fica a conhecer os bailarinos que lhe dão vida.

  • Sting – Prelude

hqdefault

Este vídeo consegue ter Sting, Alessandra Ferri e Bach em pouco menos de seis minutos. A bailarina italiana que integrou o Royal Ballet, o American Ballet TheatreLa Scala Theatre Ballet dança ao som da transposição para guitarra de Prelude de Bach’s Cello Suite No 1 in G major, com coreografia de Heinz Spoerli. O vídeo foi dirigido por  Fabrizio Ferri.

O vídeo acaba por mostrar em pequena escala o que é o mundo da dança. Num ambiente algo despido e desprotegido, paralelo ao mundo competitivo a que os bailarinos estão sujeitos, Alessandra aquece e começa a dançar. A elegância da bailarina e a sua tão elogiada destreza de pés, assim como o dedilhar de Sting, sobressaem e anulam toda a frieza do local.

http://youtu.be/Gi4uJsXImNE

  • Kanye West – Runaway

screen-shot-2011-06-11-at-22-22-07

Kanye West já nos habituou a enredos complexos e Runaway é o perfeito exemplo disso. O videoclip foi gravado em Praga e custou milhões. Runaway conta a história de uma Fénix que caiu na Terra e rapidamente passa a namorada de Kanye, o que causa grande discriminação por parte dos seus amigos e conhecidos. No final, a Fénix terá de se queimar viva para voltar ao seu mundo.

O vídeo completo tem quase 35 minutos, onde existem cenas prolongadas de ballet, múltiplas explosões e muitos outros efeitos visuais. O filme é dirigido pelo próprio Kanye e foi lançado a 5 de outubro de 2010.

As bailarinas presentes no video são da República Checa e da Eslováquia. Ao todo são 27 bailarinas e nenhuma delas pertence a uma companhia célebre de ballet. A improvisação é clara em alguns movimentos.

  • H. Grönemeyer – Demo (Letzter Tag)

a0730e47bd731706be94771379e764dc

Uma das mais jovens bailarinas a conseguir o título de bailarina principal numa grande companhia protagoniza um vídeo com música de Herbert Grönemeyer. Formada na Bolshoi Ballet SchoolPolina Semionova é bailarina principal da American Ballet Theatre, desde 2012. O vídeo foi lançado em 2003 e tornou-se um sucesso no Youtube, levando Polina até um público mais amplo, através da música do músico alemão com uma coreografia de Rudi Reschke.

Polina Semionova dança Demo para uma plateia vazia, como se estivesse a treinar para um futuro espetáculo. Com movimentos tecnicamente bem executados, mostra onde pode chegar a “perfeição” do corpo humano.

  • Florence + The Machine Spectrum

florence-the-machine-spectrum

O tema Spectrum foi lançado a 28 de maio de 2012, como o quinto single do álbum Ceremonials. O videoclip foi lançado a 30 de maio de 2012, dirigido por John Bryne e com a colaboração do famoso fotógrafo David LaChapelle. Quando a música atinge o refrão “Say my name”, a cena muda para um espaço vazio onde Florence está posicionada entre bailarinos e bailarinas de ballet, que rodopiam no tempo e ao som da música. Os bailarinos presentes no vídeo fazem parte da California’s Southland Ballet Academy.

Ao longo do vídeo, vai surgindo uma menina de cabelos vermelhos longos, uma jovem sósia de Florence, que se junta à “loucura” da dança. “Cresci obcecada por musicais”, afirmou Florence Welch para explicar o visual do videoclip, que se assemelha a um caos muito colorido.

  • The ScriptHall of Fame (ft. will.i.am)

hall-of-fame-8

O vídeo foi lançado a 19 de agosto de 2012 e fala-nos da luta e do impacto dos nossos sonhos no mundo. Um aspirante a lutador de boxe e uma jovem bailarina dão a cara aos muitos sonhos que podemos ter. Ariana Emnace é a bailarina principal de Hall of Fame.

Com mais de 17 anos de experiência em ballet clássico, jazz, tap e dança moderna, Ariana estudou  no Media City Ballet. A bailarina já fez coreografias de Stefan Wenta, bailarina principal e coreógrafa da Warsaw National Opera & Ballet Company, de Julia Bourlina, formada no Kirov Ballet e Opera Company e de Laura Fremont, diretora da Pacific Studio for Dance e membro da LA DanceForce, EDGE e DancePlug. Ariana também já apareceu como bailarina no CSI Nova Iorque. Muitas vezes dança para a MAC cosmetics tour.

  • Oh LandCherry On Top

cherryontop-1-640x303

Oh Land aka Nanna Oland Fabricius interpreta a pianista que toca de forma docemente melancólica o single Cherry On Top, no New York’s Alvin Ailey American Dance Theater. Duncan Winecoff é o diretor deste trabalho que foi lançado em abril de 2014, e aborda uma questão fundamental do ballet: a perfeição. A música fala sobre o caminho para o sucesso de um jovem bailarino, que está determinado a conseguir o que quer, mas esquece que a verdadeira felicidade só o é realmente quando partilhada.

O videoclip termina com esse jovem já velho, com tudo aquilo que desejou alcançar mas sem ninguém com quem partilhar todas essas vitórias. Oh Land afirmou à revista Noisey que ganhou muito ao gravar com tantos jovens talentos do ballet, que se comportaram como adultos e mesmo quando não estavam em gravações, estavam em perfeito equilíbrio.

  • ColdplayTrue Love

rs_560x415-140822173131-560.ballerinas.cm.82214

Da banda britânica Coldplay, o Espalha-Factos traz-te True Love, com um videoclip totalmente dedicado ao ballet. Do álbum Ghost Stories, este single escrito por Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion e Chris Martin, foi lançado a 14 de agosto de 2014. O videoclip é dirigido por Jonas Akerlund e tem coreografia de Blanca Li.

Os bailarinos integram a Luminario Ballet de Los Angeles, uma companhia com reportório clássico e moderno , dança aérea. O vídeo conta a história de um funcionário de uma companhia de ballet, Chris Martin, que encontra a sua alma gémea, a atriz Jessica Lucas, através da magia da dança.

As personagens usam fatos insufláveis com o propósito de passar a grande mensagem do vídeo, que passa pela valorização da beleza interior e pela aceitação das diferenças.

  • MoneyHold Me Forever

MONEY-Hold-Me-Forever-Video

Da banda britânica Money, selecionámos Hold Me Forever, que faz parte do álbum The Shadow Of Heaven. O videoclip destaca os bailarinos do English National Ballet, os seus compromissos com a arte e movimentos fluidos e evidencia a elegância destes bailarinos através das emoções nas vozes dos elementos de Money.

O célebre ator Cillian Murphy é o diretor deste trabalho, que foi gravado em locais como o Teatro Old Vic, em Londres.

  • Ásgeir – King and Cross

screen-shot-2014-07-07-at-11.53.04-am_wide-e15bd7b8a19919ef75532ccc5c2f2adfbf609243-s800-c85

Desde que ganhou o prémio Icelandic Music Award para melhor álbum do ano, no seu país de origem, há alguns anos, Ásgeir começou a conquistar outras partes do mundo. King and Cross faz parte do álbum vencedor do prémio, e Ásgeir descreve o single como elegante e esquisito. Phil Pinto foi o diretor do videoclip e coreografou um conjunto de bailarinas de ballet, juntamente com uma equipa de militares SWAT. O ritmo da música fica cada vez mais forte à medida que progride.

Estes bailarinos, muitos deles da New York City Ballet, foram coreografados por Celia Rowlson-Hall e filmaram tudo em apenas um take. Sobre isso, a coreógrafa afirmou: “Isso realmente traz a sensação de performance ao vivo. Não importa o que aconteça, os bailarinos devem continuar a sua prestação”.

Escrito por Sara Bregieira e Teresa Serafim