O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
ponte_edit

#EFervescente, o EF na Europa: Bordéus

Na etapa 2 da viagem #Efervescente o EF passou pela costa atlântica francesa, partindo de Hondarribia, ainda em Espanha, com direcção a Bordéus, parando brevemente pela conhecida praia de Biarritz.

Dedicada especialmente à pratica de surf, esta praia, a 36 quilómetros da fronteira com Espanha é um privilegiado destino para quem dar os primeiros passos em cima da prancha – no areal estavam reservados spots específicos para iniciantes à pratica da modalidade.

Já a largos quilómetros da costa, e também mais a norte, encontramos a bela cidade de Bordéus. Vincada pelos seus monumentos e edifícios de estilo Clássico de um lado e o rio garonne do outro. A cidade e as três pontes são uma fuga interessante para passar o dia.

De resto, Bordéus acaba mesmo por ser a maior cidade da Província de Aquitaine, com mais de cinquenta quilômetros quadrados. Entre 3 de setembro de 1914 e 22 de dezembro do mesmo ano a cidade acabou mesmo por ser a capital francesa.  Tal razão explica a grande diversidade de nacionalidades ali presentes, desde franceses originários de países norte-africanos a emigrantes de terras mais longínquas, como turcos, russos e vietnamitas.

Difícil provou-se o acesso à internet. Por alguma razão, Wi-Fi nos cafés não é moda nesta cidade, o que iria atrasando a saída desta crónica. Já sabes: podes acompanhar as actualizações de trajecto com #EFervescente.