O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
M1

Playlist presta homenagem às grandes mulheres da história mundial

A cidade norte-americana de São Franciso irá receber, de 4 à 6 de dezembro, as conferências TEDWomen, cujo tema de 2013 é o “Invented Here” (ou “Inventado Aqui”, em tradução livre). Inspirada pela temática deste ano, a equipa TED criou uma “playlist com [25] músicas sobre as mulheres que inovaram, que fizeram a diferença e que marcaram uma posição, mudando o rumo história“, segundo o comunicado do blog oficial das TED Talks

A lista com as músicas, disponível no Spotify, presta homenagem às mulheres que, da ciência à arte, marcaram a história da humanidade. Entre os temas escolhidos temos o instrumental When Frida Kahlo Lost Her Halo, de Greg Douglas, que presta tributo à artista mexicana Frida Kahlo, e a faixa com influências electrónicas, The Ballad of Marie Curie, dos Army Of Love, que homenageia as pesquisas no campo da radioactividade da cientista polaca Marie Curie.

O papel das mulheres na política não foi esquecido e o tema punk rock, (I’m in love for) Margaret Tatcher, dos NotSensibles, é um verdadeiro tributo à beleza e a sensualidade da Primeira Ministra britânica Margaret Tatcher. Da Índia temos os discursos de Indira Ghandi, Primeira Ministra da Índia entre 1966 à 1977 e entre 1980 à 1984.

As TED talks – do acrónimo original em inglês, Technology, Entertainment, Design – é uma fundação sem fins lucrativos que através de conferências, um pouco por todo mundo, espalha ideias que valham a pena serem disseminadas. As TEDWomen 2013, com o tema Invented Here, irá celebrar o espírito inovador e empreendedor de Silicon Valley, na cidade de São Francisco.  As mais de 150 conferências, que decorrem entre os dias 4 à 6 de dezembro, vão celebrar os designers, os inventores, os pensadores, os decisores e os solucionadores de problemas.

A playlist com as 25 músicas, escolhidas pela TEDWomen para homenagear as mulheres que mudaram o rumo da história, pode ser consultada aqui. Conheces algum tema que preste tributo a uma grande mulher e que não esteja na lista? Se sim, então diz-nos para juntarmos aos temas já escolhidos.